Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira foi criada em 1320 pelo rei Dom Dinis.

 

Debruçada sobre o rio Minho e fronteira à vila Galega de Goián, Vila Nova de Cerveira possui belas casas dos séculos XVII e XVIII, a ladear as ruas estreitas, e uma atmosfera tranquila que contribui para realçar o seu encanto pitoresco. Vale a pena visitar a Igreja Matriz, a capela da Misericórdia e as Muralhas, entre outros.

 

O rio Minho proporciona cenários deslumbrantes, como o formoso panorama que se aprecia do Monte da Senhora da Encarnação, do Cervo (escultura do mestre José Rodrigues) ou ainda do miradouro do Calvário de Gondarém.

 

Da montanha vislumbra-se o rio no seu percurso até à foz, em Caminha. A ilha da Boega, em forma de coração e a ilha dos Amores, contribuem para tornar esta paisagem de inigualável beleza.

 

A gastronomia da região é naturalmente dominada pela presença do rio: o visitante nunca fica desapontado com os sabores ricos do arroz de debulho de sável, da lampreia à bordaleza ou com arroz .

 

A feira de Cerveira é uma das maiores do Norte de Portugal semanal e realiza-se ao sábado. Transforma a pequena vila pacata, num local mais animado motivado pela visita de milhares de turistas, tanto portugueses como espanhóis.